quarta-feira, 30 de março de 2011

O Comsumismo

1. Identifica, no texto, algumas razões do consumismo nas sociedades industrializadas do Ocidente.
R.: "Do ponto de vista social e psicológico, nascia assim uma sociedade de consumo, na qual só era feliz e bem aceite quem possuía mais e melhores bens do que o seu vizinho. Este fenómeno traduziu-se numa “corrida em relação à última moda” — o carro mais veloz, o vestido da estrela de cinema, o frigorífico mais bonito."

2. Explica a relação existente entre: Produção em massa/ Publicidade/ Consumismo.
R: Para os produtos terem um baixo custo, é preciso produzir em muita quantidade, logo para todos conhecerem esse produto é preciso publicar em vários locais, uma boa publicidade faz com que as pessoas comprem, mesmo que não necessitem.

3.Que papel desempenham o crédito e as prestações na sociedade de consumo?
R.:O crédito e as prestações fazem com que pessoas que não têm dinheiro possam pagar o mesmo mas com mais tempo para pagar.

4. Que consequências pode o endividamento trazer às famílias?
 R.:O endividamento, pode destruir famílias e deixa las na miséria.

5. Concordas com o título do texto? Porquê? 
R.:Sim, porque actualmente as pessoas vivem do bem-estar, consumindo.

6. No texto afirma-se que o excesso de consumo dá origem a problemas ambientais. Concordas? Justifica a resposta. 
R.:Sim, porque os produtos vêm embalados e as embalagens são descartadas para rios, mares, ....

7.De que modo podemos evitar os perigos do consumismo?
R.:Consumindo menos e aproveitando mais as coisas que consumimos

O Consumismo

consumismo

quarta-feira, 23 de março de 2011

Perguntas

1. Concordas com as ideias do texto acima transcrito? Porquê?
  R.: Sim, porque

2. Quando vais às compras, que precauções tomas para não levar para casa produtos de
má qualidade?
  R.: Vejo sempre a qualidade dos produtos, vejo os rótulos dos produtos, o preço e a marca.

3. De vez em quando cais na tentação de comprar bens supérfluos? Quais?
  R: Sim, jogos, roupas de marca, CD's, acessórios para computadores, telemóveis e outros aparelhos electrónicos

4. Deixas-te influenciar pelos artigos em promoção mesmo que não necessites deles?
Porquê?
  R: Sim, porque mais tarde posso precisar desses mesmos artigos e nesse momento podem estar muito mais caros

5. Elabora uma lista com produtos (bens, serviços…) que normalmente utilizas. Desses
produtos indica os que:

a. Deixarias de comprar se o preço subisse
  R: Perfumes de marca, roupas desnecessárias e aparelhos electrónicos.

b. Terias de comprar independentemente do preço
  R: Jogos, comida, roupa e produtos de higiene

c. Poderias prescindir.
  R:Jogos e roupas de marca

quarta-feira, 16 de março de 2011

Regras de um jogo de futebol

- EQUIPAS
Cada equipa deve ser composta por 11 jogadores, um guarda-redes que defende a baliza e mais 10, que jogam na frente.
 

- DURAÇÃO DO JOGO
Um encontro de futebol tem a duração de 1h30m, constituído por duas partes, em que cada uma tem a duração de 45 minutos.
 

- SUBSTITUIÇÕES
Durante um jogo, cada equipa tem direito a efectuar três substituições. Um jogador que entrou em campo a render um colega, pode ser substituído por um outro elemento da equipa.
Numa formação em que o técnico seja simultaneamente jogador e treinador, o mesmo também poderá entrar em campo para substituir um atleta.



- EQUIPA DE ARBITRAGEM
Uma partida de futebol é dirigida por uma equipa de arbitragem, constituída por um árbitro principal, dois árbitros assistente e o designado 4º árbitro.
 

- CANTO
O canto é a marcação de um pontapé a partir do ângulo da linha de canto. A bola pode ser pontapeada para a grande área ou pode ser passada para um colega de equipa que esteja em qualquer local do campo. A marcação do canto acontece quando a bola sai do campo pelas linhas de fundo do lado da equipa que está a defender por acção de um jogador da mesma formação.


- LANÇAMENTO
Quando a bola sai fora das linhas laterais do campo por interposição de um atleta de uma das equipas, a formação contrária tem o direito de reentroduzir a bola no jogo a seu favor. O lançamento é feito com as mãos, sendo que o futebolista deverá ter o corpo inclinado para a frente e com os pés da parte de fora da linha lateral do campo.
 
- FORA DE JOGO
O fora de jogo é uma falta assinalada sempre que um jogador da equipa atacante, se encontra numa posição mais avançada do que a linha dos defesas da formação contrária, quando lhe é passada a bola ou a outro colega.
O fora de jogo só pode ser marcado quando uma jogada se está a desenvolver para a frente da linha de meio campo da equipa que está a atacar.

quarta-feira, 2 de março de 2011

A História do Futebol

O primeiro registo de um desporto semelhante ao futebol atual, em que habitantes de várias cidades inglesas saíram à rua chutando uma bola de couro para comemorar a expulsão dos dinamarqueses. A bola simbolizava a cabeça de um invasor.

Por muito tempo o futebol foi meramente um festejo para os ingleses. Lentamente o desporto passou a ficar cada vez mais popular. Tanto que, no século XVI, a violência do jogo era tamanha, que o escritor Philip Stubbes escreveu certa vez: "Um jogo bárbaro, que só estimula a violência, a inimizade, o ódio e a malícia." - O que de fato, era verdade. Era comum no desporto pernas quebradas, roupas rasgadas ou dentes arrancados. Há noticias até de acidentes fatais, como a de um jogador que se afogou ao pular de uma ponte para pegar a bola. Houve também muitos assassinatos devido a rivalidade entre times. Por isso, o esporte ficou conhecido como , "futebol de massa".

Em 1700, foi proibido as formas violentas do futebol. O desporto, então, teve que mudar, e foi se ganho aspectos mais modernos. Em 1710, as escolas de Covent Garden, Strand e Fleet Street passaram a adotar o futebol como atividade física. Com isso, ele logo ganhou novos adeptos, que saíram de desportos como o tiro desportivo e a esgrima. Com a difusão do desporto pelos colégios do país, o problema passou a ser os diferentes tipos de regras em cada escola. Duas regras de diferentes colégios ganharam destaque na época: um jogo só com o uso dos pés, e o outro com o uso dos pés e das mãos. Cria-se, assim, o football e o rugby, em 1846.

texto da Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_futebol) com modificações.